Saúde e Bem estar

01/12/2011 12:00

1 de Dezembro dia Mundial da Luta Contra SIDA

SIDA - Síndome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença provocada por vírus, chamado VIRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (VIH)

O vírus ataca o sistema imunitário que é o "exército de combate" de que o organismo se serve para se defender das infecções. Quando o sistema imunitário é atingido perde-se essa capacidade de defesa e podem aparecer infecções ou tumores, muitas vezes mortais. Estas infecções chamam-se oprotunistas porque se aproveitam do enfraquecimento das defesas do organismo.

LEMBRE-SE:

- A SIDA pode ser evitada

-Para se proteger basta tomar algumas precauções muito simples.

O que é o VIH? 

   O VIH é um vírus frágil que não sobrevive fora do organismo, a não ser em condições excepcionais. Mas uma vez em circulação no organismo, pode aí permanecer "silencioso" ou escondido durante meses ou anos e ir fazendo graves estragos no sistema imunitário. Portanto, muitas vezes, as pessoas que parecem estar em perfeita saúde podem, sem saber, transmitir o virus a outras. Contudo, parece não haber dúvidas de que com o tratamento médico adequado, o desenvolvimento da SIDA/ doença é retardado.    

O VIH transmite-se através dos seguintes líquidos orgânicos: o sangue, o esperma, as secreções vaginais e o leite materno. Não há nenhuma prova de que seja transmitido pela saliva, lágrimas, suor.

A maneira mais sensata de evitar uma contaminação é bloquear a essa entrada. Os preservativos são o meio mais eficaz contra a contaminação pelo VIH. Tanto os homens como as mulheres devem aprender a usar correctamente os preservativos. Faça por torná-los parte integrante do acto sexual, em vez de serem uma interrupção desajeitada e embaraçosa.

Eis o que deve fazer:

Quem deve utilizar o preservativo?

É indispensável e absolutamente necessário a utilização do preservativo nos seguintes casos:

1. Pessoas com múltiplos parceiros

As pessoas que têm relações sexuais com vários parceiros:

-No caso de casados (seja qual for o tipo de casamento) em que o marido, a mulher ou ambos são infieis e têm outros parceiros fora do casamento.

-No caso de pares em união de fato que têm parceiros fora da união.

-No caso de individuos (homens ou mulheres) solteiros que mantem relações sexuais regulares ou ocacionais com varios parceiros.

 

2.Pessoas que vivem com o vírus VIH

 Pessoas VIH positivas ou seropositivas são pessoas em que após uma análise do sangue durante um teste, o resultado revela-se positivo para o vírus VIH1 ou VIH2, ou para ambos (VIH1 e VIH2).  A pessoa é declarada infectada e vive com vírus.

A pessoa declarada seropositiva para VIH deve utilizar ABSOLUTAMENTE o preservativo nos actos sexuais:

-Para nunca infectar outras pessoas.

-Para não se infectar com outro tipo de VIH, e não aumentar a taxa do vírus no eu sangue. Isto porque pode se infectar com um virus mais agressivo. Quando maior for a taxa do VIH no sangue, maior é o risco do seropositivo ficar rápidamente doente da SIDA e morrer.

-Para não de contagiar com outras infecções sexualmente transmissíveis. O seu sistema de defesa contra infecções encontra-se bastante enfraquecido, por isso deve evitar o risco de apanhar novas infecções.

 

Enf. Nury Castillo

 

___________________________________________________________________________________________________________

Diabetes

O diabetes é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma epidemia mundial.

Diabetes é uma doença cronica, sua principal caracteristica é o aumento das cifras de glicose no sangue, acima dos indices considerados normais,

esto se deve a que o pancreas produz uma quantidade insuficiente ou nula de  insulina no organismo, hormônio cuja função é fazer com que os músculos e outros tecidos absorvam a glicose (açúcar) do sangue, que em níveis elevados pode levar a sérias complicações, inclusive à morte.

Existem dois tipos de Diabetes, a diabetes insulino dependente ou de tipo 1 e a diabetes não insulino dependente ou tipo 2

A diabetes tipo 1 ou insulino dependente é a forma de diabetes mais grave, afecta pessoas com menos de 35 anos, especialmente entre os 10 e os 16 anos.

A Diabetes tipo 1 surge quando o organismo deixa de produzir insulina (ou produz apenas uma quantidade muito pequena.)

Quando isso acontece, é preciso tomar insulina para viver e se manter saudável. As pessoas precisam de injecções diárias de insulina para regularizar o metabolismo do açúcar.

Pois, sem insulina, a glicose não consegue chegar até às células, que precisam dela para queimar e transformá-la em energia.

As altas taxas de glicose acumulada no sangue, com o passar do tempo, podem afectar os olhos, rins, nervos ou coração.

O diabetes tipo 2 ou não insulino dependente em geral estabelece-se gradualmente e ocorre sobretudo em pessoas com mais de 40 anos

Há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos

Neste tipo de diabetes existe produção de insulina mas não em quantidades suficientes para satisfazer as necessidades do organismo.

Pessoas com níveis altos ou mal controlados de glicose no sangue podem apresentar:

Muita sede, vontade de urinar diversas vezes principalmente durante a noite,

perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual),

fome exagerada, visão embaçada, infecções repetidas na pele ou mucosas, feridas que demoram a cicatrizar; cansaço inexplicável e dores nas pernas por causa da má circulação.

Em alguns casos não há sintomas. Isto ocorre com maior freqüência no diabetes tipo 2.

Neste caso, a pessoa pode passar muitos meses, às vezes anos, para descobrir a doença.

Os sintomas muitas vezes são vagos, como formigamento nas mãos e pés.

Factores genéticos o seja herança familiar, a obesidade, infecções por bactérias e vírus, gravidez, são alguns dos causadores do aparecimento do quadro de diabetes.

São consideradas pessoas com fatores de risco aquelas com mais de 40 anos e que apresentam sobrepeso, hipertensão, antecedente familiar, histórico de diabetes gestacional, colesterol alto e que mantém hábitos sedentários e dieta alimentar pouco saudável.

Mantendo hábitos alimentares saudáveis sem excessos de sal, gorduras e açucar, dando preferencias aos alimentos integrais, verduras e legumes, frutas, queijos brancos, carnes magras etc. e perdendo peso caso necessário.

Practicando exercicios fisicos de 3 a 4 vezes por semana, evitando cigarro, cuidando da pressão arterial e do colesterol e monitorando, por meio de exames, a taxa de glicose no sangue.
 

Enf. Nury Castillo